16 de outubro de 2008

Por que manter a equipe motivada


Parece óbvio falar sobre motivação. As respostas logo surgem em nossas mentes. Mas vamos tentar entrar mais à fundo na desmotivação para então ver por que realmente é importante manter as pessoas de um time motivadas.

As pessoas se dedicam a alguém e ficam felizes se recebem de volta a mesma dedicação. Numa ligação do indivíduo com a empresa existe o mesmo tipo de relacionamento. É uma troca que dever ser “ganha-ganha” para o bem tanto do colaborador quanto da empresa.

E quando falo em motivação dos colaboradores não falo de salário. Salário, em geral, é um fator higiênico. Segundo a teoria higiênico-motivacional (de Frederick Herzberg, 1959), fatores higiênicos são todos aqueles que as pessoas esperam como sendo o mínimo para trabalhar (são considerados fatores de manutenção para impedir a insatisfação). A falta deles causa desmotivação (por exemplo, um baixo salário), porém, a existência deles não garante motivação. De outro lado, temos os fatores motivacionais, que estão ligados a sentimentos de auto-realização e reconhecimento, os quais são responsáveis pela satisfação das pessoas no trabalho e conduzem ao melhor desempenho. Alguns exemplos de fatores motivacionais são: conquistas pessoais, reconhecimento, o próprio trabalho realizado, responsabilidades, promoção e crescimento.

Existem outras teorias, mas em geral podemos lembrar que motivação é um processo que varia de indivíduo para indivíduo em função de seus objetivos pessoais. E algo bem interessante é que os motivos de motivação de uma pessoa muda conforme o passar do tempo. Talvez uma boa maneira de motivar as pessoas seja descobrir qual é a cenoura de cada um, em determinado tempo. E acredito que isto pode ser melhor identificado analisando qual o nível na pirâmide de Maslow o indivíduo está (fisiológico, segurança, social, estima ou auto-realização), porque dependendo de suas necessidades na vida ele pode ter uma motivação agora e outra no próximo ano.

Deixando as teorias de lado, vamos pensar na parte mais simples: uma pessoa desmotivada não é boa nem pra ela mesma nem para a empresa, pois elas trabalham mal, sem vontade e sem qualidade. Portanto, cabe aos líderes e todos do grupo cooperar para motivação mútua da equipe.

Você consegue pegar um profissional muito bom e torná-lo medíocre através da desmotivação. Quando as pessoas estão felizes/alegres, elas vêem mais opções, mais solução para os problemas (sejam eles pequenos ou grandes). Isto é, o leque de opções é maior e as coisas são encaradas de forma mais simples. Uma pessoa desmotivada começa a ver cada vez menos possibilidades simples para solução dos problemas no dia a dia do trabalho e, com isso, “tempestade em copo d´água” torna-se comum, contaminando a equipe toda. A pessoa desmotivada começa gradativamente a se sentir diminuída e vazia, conseqüentemente começa a desconfiar de seu potencial e a se menosprezar, comprometendo cada vez mais suas chances de crescimento.

Tente motivar as pessoas à sua volta e verás que tudo fica melhor. Entenda as pessoas como seres humanos cheios de problemas e necessidades assim como você. Não espere as atitudes partirem dos outros, comece você fazendo algo pela pessoa que você percebe atrito. Deste jeito poderá se surpreender com os resultados. O ambiente de trabalho depende tanto das outras pessoas quanto de você mesmo. E você é responsável pela qualidade de trabalho no seu grupo, sendo você um líder ou um membro da equipe.

Se você é um líder, dedique-se aos seus queridos como um bom pai faz com os filhos. Escute-os. Defenda-os quando tiverem razão. Seja duro quando precisarem de limites. Seja paciente com a demora do aprendizado (cada um tem seu tempo). Entenda que nem sempre eles vão te entender, mas você precisa criar confiança para ser um líder pela autoridade e não pelo poder. Poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade mesmo que a pessoa preferisse não o fazer, usando de poder ou força. Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa da sua influência pessoal ou pela pessoa que você é. É levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer porque você pediu.

Ache o equilíbrio entre ser duro e ser amável.

Antes de motivar os outros, dedique-se a achar formas de motivar a si próprio, pois é muito mais fácil motivar as pessoas na sua volta se você trabalhar com alegria e amor pelo trabalho. Procure algo de bom no seu trabalho, tente fazer uma lista e pense nas coisas boas, tentando deixar as ruins de lado. Se agarrar às coisas negativas nunca trará felicidade, a não ser que elas sejam motivacionais para procurar um emprego melhor. E neste caso vá atrás, mas de forma motivada, por favor.

As empresas não procuram pessoas amargas para trabalhar. Então, tente ser uma pessoa crítica, mas não negativa. O que às vezes é bem difícil conseguir. Mas pense assim: analise criticamente, mas fale positivamente e com sinceridade (hipocrisia não convence ninguém). Tente usar a crítica para construir, para mudar. Faça você a diferença.

Não esqueça que as pessoas que trabalham com você hoje serão seus contatos amanhã e serão elas que indicarão você, ou não, em novas possibilidades no futuro.

Trabalhar em equipe significa dedicar-se ao grupo e trabalhar como parceiros para um objetivo comum.

Agora cabe a você escolher ser conhecido como um motivador ou como o ranzinza da equipe.

Um comentário:

Xiru do Posto disse...

Putz, eu sou sempre o ranzinza...